QUEM TEM MEDO
DO ROBERTO JEFFERSON?
Bruno Freitas
 
 

No meio de todas as denúncias de corrupção dentro do governo Lula, e toda a crise que se abateu no PT, alguns fato passaram despercebidos pela imprensa nacional.

O estopim de toda essa crise foram as declarações do agora ex-deputado Roberto Jefferson do PTB. As razões que levaram o ex-deputado revelar todo o esquema de corrupção do governo do PT, todos souberam. Mas ficou a dúvida sobre o motivo do olho roxo com que Jefferson apareceu num depoimento à CPI.

Quando Jefferson apareceu na CPI com um roxo nos olhos, a dúvida foi a mesma. Formou-se um burburinho em todos os lares, todas repartições, todos corredores, todas as copas das cozinhas, dos bares, dos restaurantes, das ruas, esquinas e bancas de jornais. De quem foi que ele apanhou? Quem desferiu o soco rápido e certeiro que lhe pegou de surpresa deixando-lhe os olhos roxos?

Jefferson acalmou os ânimos da população, explicando que procurava um disco que continha uma música do Lupcínio Rodrigues, intitulada Nervos de Aço. Que disco seria esse? Seria uma regravação na voz do Paulinho da Viola, ou seria o próprio autor da canção?

Jefferson completou dizendo que ao buscar o disco escondido no armário de sua sala, o armário caiu trazendo-lhe o ferimento que tanto aflingiu os brasileiros. Enfim, os olhos roxos não eram em decorrência de uma briga ou qualquer discussão. Mas sim de um armário que caíra em cima de seus olhos.

Estranho ele não ter machucado as mãos...

Mas até então, não havia como saber se ele mentira ou não. Havia que acreditar-lhe, dando-lhe o benefício da dúvida. Mas uma coisa ficou bem clara: O título da canção foi mera desculpa para causar rebuliço em forma de provocação ao partido denunciado.

Pode até ser que Roberto Jefferson nem tenha o disco mencionado em casa, e que até tenha apanhado de algum algoz ferido por sua língua ferina. Pode ser... A história contada por Jefferson, para justificar o olho roxo, pode ser uma invenção recheada de sarcasmo com o intuito de esconder a verdadeira identidade de seu agressor e deixar um gostinho amargo na boca daqueles que eram vítimas das declarações de Jefferson. Pode ser... Acontece que Jefferson agora é coisa do passado, como todos cassados da história democrática brasileira. De quem o povo, um dia, nem vai mais lembrar, e ainda vai elegê-lo novamente.

Enquanto isso o lobo-mau Jefferson ficará posando de bom moço por ter denunciado o maior esquema de corrupção de todos os tempos. Será mesmo? Não duvido nada.... Assim como duvido de tudo que o lobo-mau declara com sua cara de santo lavado e encharcado pelas lágrimas das declarações emocionais que o povo tanto assistiu, e já até se esqueceu.

 
 

fale com o autor