E AGORA?
Cristina Del Nero
 
 

Ele mal podia acreditar no que tinha acabado de ler. Estava ali, bem grande, na primeira página do jornal: "O preço do jiló aumenta 100%". E agora? Amassando o jornal ele pensou na importância do jiló na sua vida. Pensando bem, não tinha importância nenhuma. Pra dizer a verdade, ele detestava jiló. Mas ele era assim mesmo: muito preocupado. Ao tomar o táxi para o trabalho, tentou se acalmar puxando conversa com o motorista:

- Você viu? O jiló aumentou 100%!

O motorista olhou pelo espelho retrovisor e respondeu:

- Pior é a minha mulher, que aumentou uns 20 quilos.

Alienado, ele pensou. Era por isso que o país não ia pra frente. Ninguém se preocupava com nada. Ao chegar no escritório, mais pálido e suado que de costume, foi direto para a sua mesa fazer contas. Desesperado, mordia o lápis e falava sozinho. Um colega, preocupado com o boato de cortes na empresa, perguntou se tinha acontecido alguma coisa. Ele foi logo respondendo:

- Você não soube? O jiló aumentou 100%!!!

E assim foi. Durante uma semana o jiló tomou conta da sua vida, virou assunto de elevador e tema de conversas no bar da esquina, onde ele sempre acabava sozinho, conversando com um garçom que era meio surdo. Depois de quinze dias, um amigo resolveu tomar uma providência: convidou-o para assistir a uma palestra de astronomia, outro assunto que o preocupava bastante. Talvez ele se distraísse. Lá pelas tantas, um astrônomo de renome internacional falou com todas as letras que dali a 10 bilhões de anos, o sol explodiria e acabaria com todo o sistema solar. Um grito foi ouvido na platéia. Enquanto o amigo se escondia embaixo da cadeira, ele se levantou e interrompeu o astrônomo:

- Por favor, o sr. poderia repetir? O desastre é daqui a 10 bilhões ou 10 milhões de anos?

- 10 bilhões - respondeu o cientista.

- Ah bom!!! - disse ele, finalmente aliviado.

 
 

fale com o autor