.4.
Ubirajara Varela
 
 

Coloque a sua vida na internet! Li num site que já é possível transportar todas as minhas informações pessoais para a rede e criar uma nova vida lá. Uma forma de garantir a eternidade com promessa de felicidade. Já não era sem tempo. Estou profundamente tentado a fazer isso. O mundo real anda mesmo um caos. Talvez no virtual consiga um pouco de paz e, o que é melhor, realização.

Aliás, vou aproveitar os intervalos no trabalho para ir cadastrando os meus dados. Vou criar um avatar amanhã mesmo. Logo meu duplo caminhará pelas vias virtuais com os passos que eu sempre mereci. Passos lagos, firmes, fortes e vencedores.

Na rede há inúmeras possibilidades. E como eu posso criar aquilo que quiser, já estou elaborando o meu perfil online: uma espécie de frankenstein ao avesso, feito de bits com o que há de melhor, e não como o da história de terror, com meros restos mortais.

Na rede serei um empresário de sucesso e não me submeterei mais a estes serviços idiotas, degradantes, como o que estou prestando atualmente. Tempo para ócio, petiscos, sonhos, sossegos e orgasmos. Terei um grande amor por dia, sempre renovado, na mesma intensidade e velocidade das novas notícias: instantaneidade e tempo real. Não precisarei também de religião, pois posso ser o que quiser, sem culpas nem amarguras. No mundo virtual Deus não encontra trabalho. Como nas telenovelas, bigger than life é o lema.

Acho essa nova idéia coisa de gênio. A internet é o local ideal para se morar. Pense comigo: lá não tem espaço, não tem tempo, não tem dono, não tem centro. O cursor fibrilando na tela é que vai medir nossos instantes. O mouse é que conduz a direção. A anarquia descentralizada da rede é a salvação da humanidade. Acho que Deus arquitetou a rede, uma metáfora do real, inspirando a sua construção nos anos sessenta, e depois a deu de presente para o Diabo organizar, uma espécie de compensação. Afinal, o capeta também é filho de Deus e merece um bom lugar, senão no céu, no virtual. Inteligência é isso aí.

E a rede é exatamente, em suas velozes infoestradas, o que eu tanto andava procurando: um lugar para expandir os meus sonhos de liberdade. Na internet poderei ter minha tão sonhada Mercedes Benz.

 
 

fale com o autor