LIBERDADE
Virgínia Pinto
 

"Quando todas as armas forem propriedade do governo e dos bandidos,
estes decidirão de quem serão as outras propriedades."

- Benjamin Franklin -

Embora não me agrade falar de temas polêmicos, o referendo do desarmamento exige que todos nós façamos uma reflexão sobre o assunto.

Nosso país tem inúmeros problemas crônicos como: educação, saúde, habitação, saneamento básico, segurança, desemprego, exclusão social e corrupção.

Nenhum destes problemas foi encarado de frente até hoje, por que tiraria o equilíbrio de tão antiga autarquia (desde o descobrimento), acostumada à impunidade e conivência dos que com "talento e sorte" se privilegiam da miséria e ignorância do cidadão brasileiro.

Relembrando a história, a queda da Bastilha se deu por que os pensadores invadiram sorrateiramente Versalhes e o povo começou a "pensar". - Qual a natureza de uma ordem destinada a levar o povo à virtude e ao esclarecimento? Qual o governo que, pela sua natureza, se manteria perto da lei? O que é a lei? Jean Jacques Rousseau -França- Século XVIII.

Neste Brasil de exclusão social, fome e desemprego, que benefício trás ao povo o desarmamento? O referendo está aí e ao fazer meu exercício de cidadã digo NÃO ao desarmamento e retomo Rousseau: Liberdade é condição fundamental do homem e liberdade moral positiva é o que permite aos homens realizarem a sua verdadeira individualidade a serviço da comunidade.

 
 

fale com a autora