OS SÓIS E A CORRUPÇÃO
Eduardo Sales
 
 

A vida precisou revolucionar. O garoto sofrido e pobre transmitia alegria e segurança, desde pequeno. Trabalhava para a velha Albertina. Todos os dias acordava às quatro da madrugada para buscar água do "cacimbão". O rapaz era analfabeto e nunca freqüentou o grupo escolar, porém, muito inteligente, raciocinava com rapidez e possuía ironia leve e afiada.

Ele precisou revolucionar. O jovem Francisco Sales, do interior do Ceará, ficou desgostoso com a vida, porque percebeu, agora aos 19 anos, que seus sonhos de criança, de ter melhores condições de vida, distanciavam. Desceu e foi cortar cana na região de Ribeirão Preto. Desde então escondeu aquele sorriso tão comum em seu rosto. Hoje só trabalha de cara fechada. Parece que o sol do meio-dia incide em sua alma sem pausa. É como se Francisco precisasse daquela lua que, só quem viveu no sertão do Cariri sabe. Com a ignorância desse sol, o coração endurece.

O jovem Francisco, de alguns séculos atrás, morador da região onde hoje se encontra a Itália, era só sexo, violência e dinheiro. Áspero até com as pessoas mais gentis. Decidiu abandonar um caminho já traçado por um coração endurecido pelo tédio e buscar uma nova vida, tornando-se um caridoso. Passou a viver com poucos bens e fez irmãos por meio de seu coração novo. O sorriso, a alegria, contagiava. O que o prendia em tal estado era a presença do sol do amanhecer misturado com a fragrância de tulipas. O coração amolece.

Alguns políticos, "Franciscos" ou não, mentem e têm o coração endurecido. A pergunta: quando é que se tornaram assim. Culpar a vida? Preferem a viola ao invés da enxada? O povo perde a vida literalmente por causa dos conceitos dos estadistas. Mas o corrompido comum também assola a vida de Francisco Sales. Será esse o maior ultraje do instinto, a corrupção? Os corrompidos, sejam estadistas ou não, são uns pobres coitados.

Remédio: precisariam dos dois sóis; o do meio-dia, para entenderem o deserto do desespero; e o do amanhecer, para captarem a simplicidade de se importarem com o próximo que não seja um de seus parentes.

Mesmo sendo um Francisco Sales, é possível enxergar como o outro Francisco, o de Assis. A desolação também pode ser incorruptível.

Por isso, antes que o operador de "telemarketing" ligue novamente, por gentileza, reflita que tipo de luz você quer para o seu coração.

 
 

fale com o autor