VOU ESTAR FAZENDO UM PEDIDO
Bruno Freitas
 
 

Vou estar fazendo um pedido para todos vocês que vão estar lendo esta crônica. Pelo amor de Deus, vamos estar fazendo um esforço para estarmos parando de estarmos usando esta expressão aterradora que é o gerúndio. Vamos estar deixando de lado tudo que estamos ouvindo hoje em dia, nos "telemarketings", caixas de banco, atendentes de repartições públicas, e até gerentes de departamentos pessoais etc.

Tudo começou no final dos anos 90, com o "bum" das telecomunicações privadas. Os manuais de atendimento ao cliente, os famosos "telemarketings", foram traduzidos literalmente do inglês para o português. Nestas traduções mal feitas, o então perfeito na linha inglesa; "I'll be sending you an e-mail" foi traduzido para o português literalmente como; Estarei enviando um e-mail para você, ao invés do certo; Enviarei um e-mail para você.

Depois de tanta insistência dos "telemarketings", de tanto ouvirmos horas e horas por dia, para estarmos providenciando o encerramento de uma conta, o envio de uma nova fatura, o cancelamento de uma outra fatura e assim por diante.

O vício pegou e ficamos falando assim, em gerúndio, no nosso cotidiano. O gerundismo, como eu estou gostando de me referir a este mal tão deprimente da fala humana, acabou virando uma praga, acabando caindo no gosto popular. Hoje em dia todo mundo está falando neste modo verbal.

O gerúndio pode estar sendo reconhecido como um primo distante do particípio, mas não pode estar sendo utilizado junto com seu parente de terceiro grau. O particípio pode estar sendo empregado com ou sem o verbo auxiliar; Havíamos acabado ou simplesmente acabado, depende da frase em que ele está sendo empregado.

O gerúndio por sua vez não pode estar sendo utilizado no futuro, de forma alguma. O gerúndio pode estar sendo apresentado nas formas simples ou composta; Andando ou tendo andado, comido etc. Sempre no presente, para indicar uma ação naquele momento; Estou comendo, estou andando, estou falando no telefone ou até mesmo; Estou fazendo cocô. Mas nunca; Vou estar fazendo cocô. Percebeu porque o gerúndismo é tão horroroso quando empregado no futuro?

Por isso mesmo; Vou fazer um pedido nesta crônica. Pare de usar o gerúndio e assuma de uma vez se vai enviar ou não a porra do e-mail.

 
 
fale com o autor