DO PERIÂNDRICO AO ESQUECIMENTO
Tiago Velasco
 
 
A palavra é "periândrico"...

Ultimamente tenho me interessado bastante por botânica. Precisamente, flores. Gosto delas, embora não tenha o menor conhecimento. Mas estou correndo atrás. Pelo menos, para não parecer um completo ignorante e, principalmente, um desinteressado. Se tem uma coisa chata, é alguém que diz gostar de algo mas não procura saber mais sobre o assunto. E foi assim, querendo me desasnar, lendo uma revista especializada em flores, que apareceu, bem na minha frente, estalando na minha cara, pulando sobre os meus olhos um periândrico!

O dicionário, por favor. Estava lá, em periândrico: Que cerca os estames das flores. Pronto, saciada minha curiosidade. Ou quase. Estames. O que são estames? O dicionário tem dessas coisas. Você procura uma palavra e, tão logo lê sua acepção, folheia novamente em busca de outros verbetes presentes na definição que acabara de ver. Retomo minha concentração antes que minhas digressões façam-me esquecer o que estava procurando.

Estame: Fio de tecelagem; órgão masculino das plantas fanerogâmicas. A segunda é o que precisava saber. Tem gente que tem uma técnica para aprender mais palavras: sempre que procura uma no dicionário, ela olha, também, os verbetes de cima e de baixo. Assim, em vez de uma, ela aumenta o vocabulário em três palavras.

Agora que já sei que os periândricos são aquilo que cercam os estames das flores e que estames significam o órgão masculino das plantas fanerogâmicas, só me resta recorrer novamente ao pai-dos-burros. Afinal, não me lembro de ter sido apresentado a nenhuma fanerogâmica em minha vida. Ou será que ando esquecido? Não creio.

Em fanerogâmica, não encontrei nada. Mas, abaixo de fandanguista (adj. Fandangueiro) e acima de fanfarra (Conjunto de instrumentos; banda de música), descobri fanerógamo, que significa "Planta que tem os órgãos sexuais aparentes; -s: grande divisão do ramo vegetal que compreende as plantas que dão flor." OK, devo confessar que não tive muita curiosidade pela palavra "fandangueiro". Vai ficar para uma próxima pesquisa, já que não tinha, pelo menos no momento de minha busca, a ver com o tema de leitura: as flores.

É impressionante como um simples parágrafo de um assunto minimamente desconhecido pode nos levar a uma abertura de horizontes e a um enriquecimento vocabular admirável. Em apenas algumas linhas, soube o que era periândrico, estame, fanerógamo... Bem, na hora da minha leitura, eu sabia; agora, depois de umas dezenas de minutos, minha memória falha. Todas aquelas palavras esquisitas já caíram no esquecimento (olvido; omissão; descuido; abandono).
 
 
fale com o autor