TRANSPIRAÇÃO
Ubirajara Varela
 
 

Há sete coisas que me fazem transpirar em grandes proporções.

A primeira delas é alongamento. Tenho o costume de fazer uma sessão de doze a quinze minutos de alongamentos todas as manhãs. Antes mesmo do desjejum. E eu suo em bicas. Talvez não seja uma coisa muito normal suar tanto ao se fazer alongamentos, mas a ginástica me traz um bem-estar que permanece ao longo de todo o dia, acompanhando-me aonde eu vou.

O segundo motivo de transpiração excessiva é elevador. Sim, elevador. Eu tenho claustrofobia e me sinto uma sardinha quando entro dentro de um. Fico até constrangido em comentar este assunto, porque é uma bobeira. Eu sei que é uma grande bobeira ficar assim tão encabulado. Mas eu ainda não consegui vencer esta dificuldade. Já fiz análise, yoga, acupuntura e nada funcionou. Estou agora fazendo meditações diárias pra vencer estes e outros entraves. Mesmo assim, ainda suo muito.

A terceira coisa é roda-gigante. Tive uma terrível experiência certa vez e foi muito desagradável. Eu tinha uma namorada que era fanática, pobre romântica, por rodas-gigantes. Sempre que aportava um novo parque de diversões na cidade ela queria ir. Na última vez que fomos ao parque, ela quis brincar três vezes consecutivas. Depois da segunda, optei por abandonar o parque e o namoro.

A quarta são desenhos infantis. Aliás, não sei bem se são os desenhos ou os programas infantis matinais. Me dá um desespero ao ver aquelas apresentadoras loiras e burras (desculpe-me a redundância) gritando, pulando, sorrindo, esperneando e chamando as crianças de baixinhos.

A quinta coisa que me faz transpirar em excesso é um tipo raro de pimenta que só se encontra em Corumbá, Mato Grosso do Sul. Toda vez que minha noiva visita os seus parentes, ela traz pra mim um regalo. As pimentas são saborosíssimas. Pena que me causam essa espécie de alergia. Mas como dizia a minha avó, tadinha!, já falecida, morreu tão nova: "há males que vem para o bem". Ou "há bens que vem para o mal". Sei lá. Sempre confundo esse negócio de ditos populares. A vozinha sim era a ciência em pessoa.

Seis: Persianas. Tenho uma loja de venda de cortinas e persianas. Às vezes, quando a demanda de pedidos é muito alta, tenho que ir fazer o serviço de instalação e, como as persianas têm um sistema particular de presilha, sempre transpiro muito ao instalar o material. Nada que uma toalha de rosto não resolva. Transpirar trabalhando é a única coisa que não me incomoda. Aquela velha história de suar a camisa. Meu pai soube infiltrar esta idéia na minha cabeça desde cedo.

Por fim, a sétima coisa que me faz suar demasiadamente é quando fico sem idéias pra escrever textos inteligentes como este. Vai me dando uma angústia, um incômodo interno, quase espiritual, transcendente, kundalinioso (neologismo meu), que se converte em gotas e gotas e gotas e mais gotas de suor. Nestes momentos, a minha única opção é ficar nu. Tiro a roupa totalmente. Peladão. Exatamente como vim ao mundo: em traje completo!