UM MONÓLOGO TRISTE
Elaine Grava
 
 

Menina, cê viu? Pois a fia da Lurde vai casá! Diz que tá de 2 meis. Uma coisa esse mundo, uma coisa! Tão nova, né? Tava sim, tava estudando. Diz que ia fazê faculdade e tudo. Cê acha que pode uma coisa dessa? Judiação! Coitada dessa mãe.

E falando em mãe, cê ouviu dizer que a mãe do Carlão tá com ... ai minha nossa, tá com aquela... aquela doença ruim! Diz que já tá desenganada! Tá, tá tudo tomado... Parece que abriu e fechou. É ... que doença ingrata, não? Isola, deus me livre e guarde.

Olha lá! Aquela não é a Aparecida, nora da Zefa? Ai, diz que ela anda pra cima e pra baixo com o marido da Rita. Cê também ouviu dizer? Então acho que não é boato não... Que coisa, a Rita coitada, tão boa. Trabalhadêra! Dia desse encontrei com ela no açougue da Horandí. Ah, ela tá acabada sim. Coitada, sustenta aquela casa... com quantos anos ela tá? Acho que ela é da minha idade a Rita... Eu tô com 43... é, da minha idade. E o filho da Zefa também é bom. Ele comprou o carrinho dele faz o quê... uns trêis meis! Carro bom, precisa de vê. Me parece que foi à vista. É! Que ano deve ser? Não, não é do ano, mas tá bem conservado viu... Deus ajude, não? A gente só consegue as coisa com sacrifício. É... na outra firma que ele trabalhava não tinha um salário bom não. Agora parece que ele tá bem... ah, sabe quem foi mandado embora? O Sérgio da Dita. Ô! Diz que mandaro mais de 50 pessoa! Hoje em dia é assim, eles contrata os nôvo e manda os véio embora... é, porque pros nôvo eles paga menos né? Coitado do Sérgio. Mas logo ele arruma outro, se Deus quisé. Com fé em Deus a gente consegue as coisa. Ah consegue!

Hoje tem terço na casa da Tatinha? Tem né? Ah, quero ver se eu consigo ir. Sem Deus a gente não é nada, menina. Com ele já é duro... imagina sem. Tem gente que num vai numa missa... As filha da Nega, pode vê. Elas num são umas menina de igreja. Vive por aí com cigarro na mão, metida com homem casado... elas usa umas rôpa agarrada no corpo!!! Outro dia memo uma delas passô aqui c'uma calça mais apertada que meu salário... coisa feia não? Quem tem corpo bonito tem que mostrá, mas ali elas exagera, não?

Agora corpo feio tem aquela Tica do Juca, não? Não tem cintura, usa umas rôpa feia! Ela deu uma engordada também. Não, não era gorda assim. Qué dizê, sempre foi meio rechunchuda, mas não assim... e diz que é porca! Diz que não lava uma peça de rôpa, parece que joga as calcinha suja fora e compra ôtra. Ah, deve andá sem calça por aí, porque não é sempre que a gente tem pá gastá. Ah é... E ela não é rica né...

Que horas são menina? Nossa! Tudo isso já? Vou estendê umas pecinha de rôpa pá vê se vô no terço ainda hoje. A gente conversa lá! Tchau!