O TEOREMA
Chico Franco
 
 

- Ó Venerável Funfas, o que seria da Grécia se não fostes tu, a reunir tua prole, e honrar o juramento à deusa Athenas, e dela cuidar, sem medir teus esforços.

- Sabemos quão difícil foi, aos nove varões dar à luz, tua Venerável esposa, a Venerável Bidras. Que Zeus a tenha. Que Minerva penteie seus cabelos.

O sol estava à pino. Ninguém agüentava mais aquele homem baixinho e gorducho, cabelos longos e engordurados de suor, com aquela voz rouca e tonitruante, falando com pausas em cada bendita respiração.

Estavam todos, já a duas horas e meia, defronte ao busto de Aristóteles, reverenciando todas as etapas da cerimonia oficial oferecida pelos dignatários do Peloponeso.

E aquele cheiro maravilhoso de alho frito no ar, estava fazendo todo mundo ficar mais impaciente ainda.

E o discurso só estava começando.

Por sorte, uma nebulosidade empalideceu o sol, e uma brisa soprou do mar, que arrefeceu por algum tempo a platéia, os soldados e todos os convidados do Venerável.

- E por este motivo solene, eu, Stratocumulus Prendas, representante legítimo da plêiade de acéfalos do Parthenon, trago como cumprimentos, uma trouxa de louros, esta moringa de óleo de marmota, e um baldinho de frapêscus de leite de cabras selvagens, em sinal de profundo sentimento de gratidão...

E o vento soprou mais forte, levantando, por alguns instantes, a túnica do orador.

- Óh ! que horror !... que desagradável ! ... nojento até..., exclamavam as senhoras, abraçando as jovens vestais, para poupa-las daquela visão homérica.

Os soldados se seguraram para não rir, e disfarçavam fingindo aprumar as ferragens de guerra ou acalmando as montarias.

Os homens da platéia levantaram-se para ver melhor por cima dos convidados especiais.

E os convidados especiais, renderam-se ao inexplicável e puxaram o coro de gargalhadas.

- Incrível ! Por Menelau de Tamancos, que barbaridade !

Nunca, em nenhum momento da vida de nenhum dos presentes, se viu algo semelhante.

Só não participaram do coro, o pai, Venerável Funfas, e seus nove filhos, que por regra do cerimonial estavam perfilados atrás do orador.

O primeiro a se pronunciar foi o filho número quatro, Percébides Funfas, o Filósofo, perguntando :

- Papa, que passa com o mundo, se o mesmo não me apraz, e se confundo a turba de Posseidon com os vossos convidados ?

O Venerável não teve tempo de responder pois o número sete, Persígulus Funfas, o Chefe de Polícia local, interveio :

- Papa, Percébides está a ironizar da situação; não de atenção a ele que vive no mundo de faunos e naiádes. Precisamos descobrir porque é que o povo todo está rindo. Aquela senhora de grená e ocre, ali à esquerda do soldado montado no cavalo de Tróia, me parece uma boa pista para iniciarmos nossa investigação...

- De jeito nenhum, interrompeu Pernôitades Funfas, filho número seis, entitulado O Boêmio, desde mocinho; e continuou :

- Deixem aquela senhora em paz, é a Venerável mãe de um amigo, e dela ainda quero o licor mais precioso, a música mais moura, e a presilha mais solta...

- Lá vem o libidinoso, cutucou Perôndevas Funfas, o Viajante, filho número oito, - você precisa é conhecer melhor o mundo, viajar nos ombros de Mercúrio, e saber mais sobre a realidade da vida,,,

- Concordo com você, Perôndevas, sentenciou o Conselheiro do Rei e filho número cinco, Pernósticus Funfas. - Pernôitades precisa conhecer melhor a vida e as virtudes das filhas de Penélope.

No meio da discussão, o número três, Pervínculus Funfas, o Político, interrompeu com um cochicho :

- Pessoal, meus contatos e amigos me deram uma abertura para ficarmos por dentro da situação, mas isto vai custar uns pares de dracmas. Alguém tem aí uns trocados ? Pago depois com alguns favores além-leis.

Permôndegas Funfas, o Cozinheiro Palaciano, filho número dois, até o momento calado ao lado do irmão caçula, o Construtor de Bigas, Perbólidus Funfas, comentou desacorçoado :

- Pode uma coisa destas, mano Perbólidus, Pervínculus já querendo levar vantagem, e todo mundo incomodado só por causa de um ventinho ?

- É, respondeu Perbólidus, o Construtor de Bigas, - vento que se preze deve ser de no mínimo sessenta braças por brinél, senão é melhor estar nos braços de Morfeu.

Cansado do falatório defronte a Aristóteles, o Venerável Funfas suspirou fundo, cerrou os punhos e disse :

- Crianças, vamos parar com este diz-que-diz-que. Que jogue o disco de Hermes quem sabe, de fato, o que está acontecendo.
Solenemente, o filho número um, o Guerreiro, Pertrábucus Funfas, deu um passo a frente, ergueu o pescoço taurino e disse :

- Papa, eu sei e lhos direi, ... acontece que o orador ...óoh! --- e desfaleceu.

A cerimônia tornou-se um tumulto. A guarda de segurança de palco imediatamente isolou a área e acionou a biga-médica de plantão para acudir Pertrábucus Funfas, o Guerreiro.

O vento tinha trazido mais nuvens, que depois de alguns momentuns, desaguou sobre todos, todo o choro do Olimpo, na forma de grossas lágrimas de desconsolo celestial.

A cerimônia foi, por final e finalmente, postergada para um futuro período de celebrações Catenárias.

Quanto a Pertrábucus, o Guerreiro, o tratamento foi rápido e eficaz, sendo-lhe ministrado poção de cicuta hipodermen-pró, uma novidade muito bem aceita nos meios oficiais. O laudo médico da alta recebida do Hospital e Maternidade Dr. Hipócrates, acusou como causa-acidentis, o excesso de sol e falta de janta na noite anterior.

No trajeto de retorno para casa, ainda sedado e um pouco sonolento, Pertrábucus, o Guerreiro, com a cabeçorra apoiada carinhosamente no colo de seu Venerável pai, o Venerável Funfas, confessou :

- Papa, eu vi, um horror ! o orador, Stratocumulus, ... não era ele, ... era ela, ... e não estava usando o sub-paramento calção, e nem a contra-proteção calcinha.

- É, meu filho, já me contaram a Cefaléia.

- Sabe, filho, continuou o Venerável Funfas, - os tempos são outros; ... e pensar que quando eu era moço, um caso destes seria motivo para se romper o fio de Ariadne, e deixar a aberração enfrentar sozinha e sem retorno, o Abominável Homem de Minosneves ... morte certa em menos de dois anéis de Saturno Prometeu...

- e lhe conto mais, meu amado filho,... que a pouco tempo atrás, um de seus irmãos foi chamado de guei...

Pertrábucus, o Guerreiro, interrompeu :

- Guei, papa ? o que quer dizer este novo etimológico termo ?

O Venerável então, explicou pedindo máximo sigilo ao primogênito :

- Guei é um termo desenvolvido pela turma do SSSMP, e que ninguém nos ouça, - sussurrou o velho, expondo pela primeira vez o nome do Serviço Secreto de Sua Majestade o Povo, da qual ele era também, o Venerável Conselheiro.

E continuou :

- Guei significa Gentil Untare a Entrada Invertida, e denomina pessoas que possuem o avesso do encefalograma rendilhado.

- Por Zeus, papa, onde vamos parar ? interferiu o filho.

- É, e o SSSMP prevê que esta característica vai atravessar os seculuns, ou mesmo os mileniuns.

O primogênito novamente interrompeu inconformado :

- Papa, e um dos meus irmãos é guei ?

- Não, respondeu o pai, - mas para prova-lo, pedi a seu tio, o Venerável Pitágoras Funfas, para tirar a prova dos nove. Ele o fez, mas acabou ficando muito caro.

- Quanto, papa ?

O Venerável hesitou, mas com a insistência do filho, disse com a voz trêmula :

- Uma proporção de catetos...

- Como ? papa ?...

- Sim, uma proporção de catetos, - respondeu o Venerável, desviando os olhos para não demonstrar a preocupação que sentia diante de tanta responsabilidade.

- Uma proporção de catetos ! - exclamou atônito o filho número um. - Papa ? entramos numa fria, ... e agora, como vamos desenvolver o Teorema ?

- Não sei, sentenciou o Venerável - precisamos reunir a família para discutirmos este ponto.

- De acordo, papa, permita-me uma noite de descanso, - pediu Pertrábucus, o Guerreiro, - que me encarrego de arregimentar meus irmãos, vossos amados filhos.

Após dezoito dias de calorosas discussões, o velho pai e os nove varões chegaram a conclusão que teriam, como último recurso, realizar a tarefa hercúlea de cultivar azeitonas, desenvolver um sanduíche grego, embrulhar um presente de grego, pintar paredes de branco, quebrar pratos, educar uma geração de armadores, esculpir um nariz de grego, e por fim, mas não menos importante, sair correndo pelo mundo afora com uma tocha acessa na mão.

E por toda a eternidade, ficava definitivamente postulado, o Teorema de Zeus nos Acuda.