ALGUMAS NOTÍCIAS (E ALGUMAS MUDANÇAS)
José Luís Nóbrega
 
 

As letras JN dançando na tela da tevê, e aquela musiquinha chata, de quase quarenta anos:

WILLIAM BONER: Boa-noite!

FÁTIMA BERNARDES: Boa-noite!

WILLIAM NONER: Assalto no Rio acaba em morte. Casal é assaltado na praia de Copacabana, o marido reage e filha de 3 anos é assassinada.

FÁTIMA BERNARDES: Entre os suspeitos do crime está um menor, de dezesseis anos.

REPÓRTER ARI PEIXOTO: O casal de turistas foi abordado quando passava por esse trecho da Avenida Atlântica. Um menor se aproximou, pediu a bolsa que estava com a mulher. O marido reagiu ao assalto, fazendo com que o menor disparasse uma pistola nove milímetros, acertando o rosto da filha do casal, que morreu horas depois no Hospital Miguel Couto. (as imagens do local mostram a marca vermelha sobre as pastilhas brancas e pretas do calçadão da avenida Atlântica. Depois a fachada do hospital onde a menina faleceu).

WILLIAM BONER: Menino de 11 anos morre baleado depois de discutir com outro aluno no pátio de um colégio na zona sul de São Paulo.

FÁTIMA BERNARDES: Wellington da Silva, de apenas 11 anos de idade, brincava no pátio do Colégio presidente Médici, zona sul de São Paulo. Depois de uma discussão, o menor Lindomar Castilho dos Santos, de 17 anos, disparou três tiros de um revólver calibre 38. Testemunhas afirmam que Lindomar é chefe do tráfico naquela região. Wellington morreu antes de dar entrada no hospital.

Enquanto Fátima lia o texto, imagens do menor Lindomar eram exibidas. Sem camisa, bermuda negra abaixo do joelho, algemas nos punhos finos, peito mirrado, cabeça baixa, tarja preta a cobrir o rosto.

FÁTIMA BERNARDES: Menina de 9 anos é morta a pauladas no interior de São Paulo. O assassino se entregou horas depois do crime. É um jovem de classe média alta, de 16 anos.

WILLIAM BONER: O crime ocorreu em um condomínio de luxo, na cidade de Ribeirão Preto. A polícia ainda não sabe os motivos do crime. O jovem homicida que confessou o bárbaro assassinato estudava numa das melhores escolas da cidade (apenas cenas da entrada do condomínio são mostradas: guarita, muro altíssimo com cerca eletrificada...). O pai da jovem, dono de uma usina de álcool na região, disse, logo após o velório, que se mudará da cidade.

(comercial de um banco, garantindo que aquela instituição investe no “social”.)
(comercial de outro banco, onde, segundo a mensagem: em nosso banco, seu dinheiro terá total “segurança”.)
(comercial de um partido político: cenas de crianças brincando no parque... Chega de violência! Vote no partido que apóia mudanças no Código Penal)

As letras JN dançam novamente na tela, e mais uma vez aquela musiqueta chata, de quase quarenta anos atrás.

WILLIAM BONER: Congresso arquiva projeto de mudança da maioridade penal de 18 para 16 anos.

FÁTIMA BERNARDES: Já o presidente Lula sancionou hoje lei que altera a idade do voto facultativo de 16... para 14 anos...