ÉRICA
Carlos Mestre
 
 

Érica fazia parte da turma apenas porque estava inscrita no mesmo curso e tínhamos a mesma idade. Os olhos eram azuis, ou verdes; já nem me lembro mais. Os lábios, delgados, eram extremamente vermelhos. O andar era trôpego e ausente, bem comum às meninas de sua idade. Os seios eram dois frutos ainda muito distantes da maturidade. As pernas alvas eram longas e afáveis. Lembro-me de que quando ela corria, seus joelhos se tocavam, quase levando-a ao chão. A cintura era um assombro de perfeição, e as nádegas, em franco processo evolutivo, condiziam perfeitamente com as linhas que subiam das coxas até as costelas. A ossatura dos pés permitia uma visão privilegiada das artérias que os irrigavam. Os cabelos, ora ruivos, ora castanhos - dependendo do ânimo do sol, eram lisos, mas não livres, porque ela os aprisionava num coque típico, que a bem da verdade, valorizava as maçãs do rosto, perfeitas.

Eu poderia falar muito mais de Érica, mas vou falar um pouco de mim. E o faço apenas porque nutri, no parco espaço de tempo da minha pré-adolescência, um desejo quase incontido dizer-lhe umas verdades: que eu gostaria de colocar no meu pote de bolinhas-de-gude aqueles dois lindos olhos, fossem eles azuis ou verdes; que eu gostaria de beijar-lhe os lábios até sugar-lhes a vermelhidão; que eu quisera andar ao lado dela, de mudas mãos dadas; que eu quase sucumbia ao feroz desatino de colher um fruto imaturo para tomar-lhe o néctar; que eu enlouquecia com a feliz idéia de trançar minhas pernas magrelas nas tortas pernas dela, mesmo que nos estatelássemos em qualquer superfície; que eu quisera, vezes sem conta, levantar-lhe a topografia dos joelhos às costelas; que eu suspirara com a simples idéia de massagear-lhe as solas dos pés; que eu quisera ser o vento que lhe acariciava os cabelos, revolvendo-os como num quadro de Velazques.

A pré-adolescência fugiu num relâmpago, mas naqueles dias da minha juventude eu descobri, e Érica foi o caminho, o amor platônico. Para logo em seguida descobrir Platão e tantos mais, que me ajudam a me entender.