A MINHA TURMA
Carvalho de Azevedo
 
 

Se não há respeito pelos animais, se não há preocupação com o meio ambiente, não me convide. Eu não sou da sua turma.

Se você é daqueles que joga detritos pela janela do veículo, cospe no chão, fuma em lugares proibidos, apregoa e pratica a violência, é racista, segregacionista, não respeita o culto e a prática religiosa de seu vizinho, acha que amor é só função de receber, tem vergonha de admitir seus próprios erros, não sabe perdoar, pedir desculpas, guarda mágoa, é vingativo e rancoroso, eu não sou da sua turma.

Se você é incapaz de sentir-se indignado com a corrupção, a desonestidade, a falta de caráter e a roubalheira que nos impõem os homens públicos em sua grande maioria, eu não sou da sua turma.

Se você se acostuma com as coisas erradas e acha tudo normal, eu não sou da sua turma.

Se você é insensível aos pingos da chuva, ao sibilar do vento, às noites de lua cheia, ao céu límpido e estrelado das longas noites de inverno, eu não sou da sua turma.

Se o sereno das madrugadas e o orvalho das manhãs não lhe dizem nada, eu não sou da sua turma.

Se você não se emociona com as perdas, com a partida de entes queridos, se você não se importa em perseguir a consecução de seus sonhos, eu não sou da sua turma.

Se você não respeita limites, se você não respeita o direito alheio, se você não é capaz de admirar as coisas simples, se você acha que tudo na vida é obra do acaso, eu não sou da sua turma.

Se você picha e destrói o patrimônio alheio, se você não respeita o idoso, se você desiste com facilidade de seus objetivos, se você paga para ter facilidades, se você não tem nenhum escrúpulo, eu não sou da sua turma.

A minha turma é a que acredita que sempre é possível fazer algo melhor, evoluir, aprender, orientar, respeitar, colaborar.

A minha turma é aquela que não se forma nunca, fazendo do aprendizado a razão da vida, e vivendo como se fosse morrer amanhã.