TER TALENTO PODE SER PERIGOSO
José Roberto Krasd Dorneles
 
 

Pedro sempre gostou de jogar futebol e aos onze anos de idade já se destacava como goleiro no condomínio em que vivia. Era comum que moradores acompanhassem aos jogos de campeonatos internos para assistirem ao garoto jogar.

Como sua habilidade era muito superior a maioria dos que tinham sua idade, muitas vezes Pedro jogava partidas com colegas com um pouco mais de idade. Num desses dias, após realizar várias defesas difíceis em lances protagonizados por um jovem mais velho que ele, foi surpreendido ao levantar-se com a bola entre os braços, por um forte soco no meio de suas pernas desferido pelo jogador adversário.

Qualquer pessoa que já jogou ou pelo menos tenha acompanhado partidas de futebol sabe que a dor resultante de um lance como esse é muito forte. O jogador desleal foi afastado do jogo, enquanto Pedro, apesar de sentir algumas lágrimas saírem de seus olhos, segurou o choro e continuou a jogar.

O nome do menino é fictício, mas a situação realmente ocorreu e serve para mostrar uma situação cada vez mais comum nas relações existentes em nosso cotidiano, que é fato de o talento e a competência, que alguém demonstra em alguma atividade, serem muitas vezes enfrentados de forma desleal por adversários que a pessoa muitas vezes nem julga ter.

Essa realidade pode fazer parte da vida de um estudante que ao se destacar vira alvo de chacota de seus colegas, aparecer na forma de um golpe baixo e covarde de alguém mais forte na tentativa de intimidar quem se destaca na prática de um esporte ou durante uma brincadeira, muitas vezes nas disputas amorosas, mas principalmente no exercício da atividade profissional, onde o desempenho pode resultar em uma promoção de cargo e num ganho financeiro maior.

É comum ter-se conhecimento de situações em que o responsável por algum setor procure boicotar algum colega que ocupa um cargo subalterno assim que ele começa a se destacar no trabalho, ou quando funcionários tentam inviabilizar um setor por não aceitarem um novo chefe, principalmente se for uma pessoa mais jovem.

Embora uma das principais fontes de origem de situações como estas é a dificuldade de se conseguir um bom trabalho em nosso país, a maioria não percebe é que todos saem perdendo, pois as relações tornam-se tensas, o ambiente onde o trabalho deve ser realizado fica desagradável e as pressões exercidas diariamente sobre cada pessoa torna-se muito grande.

O resultado é logo percebido quando muitos passam a sofrer desconfortos, dores, doenças e indisposições causadas pelo stress devido a lutas tão insanas.

Infelizmente qualquer um está sujeito a passar por momentos como estes em sua vida, pois por mais que acredite que as relações entre as pessoas poderiam ser amistosas mesmo em ambientes aonde algum tipo de concorrência é comum, é quase certo que enfrentará alguma situação em que será superado de forma desleal, sobrando como única alternativa fazer o mesmo que Pedro, que ao sentir algumas lágrimas correndo de seus olhos, segurou o choro e continuou com o jogo.