A DECLARAÇÃO QUE DEIXOU DE SER FEITA
José Roberto Krasd Dorneles
 
 

Provavelmente ao pensarmos no significado da palavra declaração lembraremos de sua vinculação a situações amorosas, principalmente com finais felizes, quando após belas palavras um homem, de quem tradicionalmente se espera a iniciativa, consegue conquistar o amor tão desejado de uma bela mulher.

Outros significados geralmente são esquecidos, pois assim como se pode declarar o amor, uma nação também pode declarar uma guerra contra outra. Pessoas envolvidas em escândalos ou crimes também fazem declarações procurando explicar o que muitas vezes não tem explicação, e ainda existe a pior declaração que um ser humano pode conviver, que é aquela que ficou presa em seu peito e devido a circunstâncias contrárias ou mesmo falta de coragem deixou de ser feita.

É este tipo de declaração que tem atormentado a vida de João, pois apesar de ele ter conhecido Isabel através da família de sua esposa há muitos anos, ela também ser casada e ter uma idade mais avançada do que a dele, o convívio constante devido a encontros familiares e eventos comuns fez aparecer em seu coração um sentimento muito difícil de lidar, o crescente desejo por aquela mulher, que para ele era proibida.

No princípio ele buscou afastar qualquer pensamento em relação à Isabel de sua mente, mas isso foi ficando cada vez mais difícil, principalmente pelo fato de que aos poucos Isabel, mais do que ter percebido os olhares ávidos de João, aparentemente gostava do que estava acontecendo. Além disso, quando João procurava evitar qualquer demonstração do que sentia, ela parecia provocá-lo, deixando um pouco mais de suas pernas expostas, um discreto passar de língua nos lábios ou mesmo fazendo uma brincadeira um pouco mais provocativa.

Isto criava uma grande confusão na cabeça de João, já que em alguns momentos ela permitia, sempre discretamente, um abraço mais forte na hora de um cumprimento, um leve passar de mão em suas pernas durante uma conversa em que não havia ninguém próximo, enquanto em outros ela parecia bastante arisca, evitando qualquer tipo de aproximação.

Como seu desejo estava cada vez maior, tornando-se quase que uma obsessão, João decidiu que estava na hora da situação ter um final. Ele acreditava que era seu direito saber o que Isabel queria, pois sua vida estava tornando-se um inferno, já que não conseguia parar de pensar nela.

Decidiu que na primeira oportunidade que se encontrassem tornaria conhecidos seus sentimentos. A oportunidade surgiu na forma de um churrasco no litoral, onde todos estariam presentes.

João ajudou a preparar e assar a carne e tomou alguns goles a mais de cerveja, o que contribuiu para que Isabel parecesse uma mulher ainda mais bonita. O efeito da bebida fez com que ele passasse a imaginar-se segurando a mão dela puxando-a carinhosamente até um local discreto.

Quando Isabel olhou para ele com um belo sorriso, achou que o momento havia chegado, no entanto ao aproximar-se dela, provavelmente por algum sentimento de culpa, julgou estar sendo observado, e então apenas perguntou se ela estava gostando da festa. Achando-se um pouco ridículo afastou-se lentamente, sabendo que a partir daquela noite, além de um desejo ainda maior por aquela mulher passaria a sentir diariamente o gosto amargo da declaração, que por falta de coragem, ficou presa em sua garganta, tornando permanente a dúvida, de que talvez, se tivesse tomado uma atitude mais intrépida, poderia ter tornado o desejo que há muito tempo cultivava numa bela e arriscada realidade.