FORA COLLOR
Valéria Vanda de Xavier Nunes
 
 

Às vezes, eu gostaria de ficar calada. É isso ...ficar calada, quieta no meu canto, não falar, não pensar até... No entanto, quando vejo e escuto certas coisas, fica quase que impossível segurar o pensamento e aí as palavras quase saltam para o papel ficando difícil de segurar a indignação, a revolta, a impotência que, acredito, toma conta de todos nós cidadãos deste país sem “memória”.

Como é que podemos ficar calados quando vemos pela televisão e pelos jornais locais todo o “aparato” pela chegada de dois dos maiores corruptos e por que não dizer ladrões da coisa pública deste nosso Brasil? Como é que podemos conceder um título tão honrado como o de “Cidadão Paraibano” para um homem que mostrou para todo o Brasil e para o mundo, que não merece tal honraria? Sei não! Ah! Paraíba! Paraíba de memória tão curta!. Só a Paraíba mesmo para cometer um ato dessa natureza, pois, como o próprio Collor disse, esse é o primeiro título que ele recebeu fora do seu estado, e acho que é uma vergonha para a Paraíba ter sido o primeiro estado da confederação a lhe conceder tal honra. Sinceramente, acho que uma grande maioria dos paraibanos não está nada satisfeita em ter tal sujeito como conterrâneo. Será que quem concedeu este título já esqueceu que foi este mesmo “senhor” que ajudou a fechar as portas do Banco do Estado da Paraíba deixando milhares de pais de família desempregados e sem perspectiva de vida? Que foi este mesmo “cara” que confiscou a poupança do povo brasileiro, que fez o que quis com a nação, levando muitos pais de família à falência e muitos até à morte?

Pois é gente! Este cara está aí de novo. Depois de pouco mais de quinze anos ele está chegando... de novo. De mansinho..., com seu discursozinho manjado, já de há muito conhecido por nós, ele está chegando e arrebanhando gente para o seu lado. É inacreditável que ainda tenha gente que o acoite. Mas é claro que tem, e estas pessoas só podem ser as que de um jeito ou de outro vão tirar a sua “casquinha” também, disso não tenho a menor dúvida. Acorda Paraíba! Quando esse homem voltar vai ser pior do que Hitler, não vai sobrar “pobre” para contar a história.

Acorda Paraíba! Fora Collor! Será que vamos começar tudo de novo? Quer dizer começar não, pois nada mudou, tudo continua pior como antes. E sabem de quem é a culpa? Do povo, de nós todos que não temos coragem de ir a “luta”, por que nós brasileiros infelizmente, “somos antes de tudo uns fracos”. Nós é que somos os culpados de termos toda essa corja de ladrões fazendo o que querem no nosso país, pois fomos nós que os colocamos lá, e eles de lá só sairão quando nós aprendermos a votar, a lutar, a “transgredir”, a ir às ruas “gritar” pelo que é nosso, enfim, a morrer se for preciso pela “nossa” causa. Nesse dia sim, talvez possamos vislumbrar dias melhores, do contrário, vamos ficar a vida inteira assistindo calados a toda essa morte do nosso país, que está sendo carcomido por este “câncer” que é a política no Brasil.