FIADO? NEM CONVERSA
Tieme Mise
 
 

Jair cuspiu no chão do boteco após o gole de pinga barata que lhe esquentou o estômago vazio. De dentro do bolso puído da calça, retirou um cigarro amassado. Ajeitou a sua forma olhando para Severino, gorducho e avermelhado, com seus bigodes balançando sob o sotaque português, que observava seus movimentos.

Prontamente de suas mãos, brotou uma chama da Fiat Lux.

Jair aproximou o rosto para acender o cigarro sentindo o suave cheiro de lavanda nas roupas do português.

Estava dando tratos à bola para inventar uma nova desculpa por não poder pagar a dívida pendurada pois viu a ansiosa indagação, ainda não feita, nos olhos de Severino. Não podia "matar" mais um parente e ter gasto o dinheiro no funeral , nem a compra de remédios para o filho (que já não via a mais de sete anos).

O cigarro já estava no fim. Procurou outro no bolso da calça surrada. Depois de ter perdido o último emprego, estava numa situação precária. Olhou para o bolso puído e uma luz se acendeu. Seus dedos forçaram um pouco. O tecido logo cedeu deixando um rombo de uns três centímetros. Retirou mais um cigarro em pior estado que o primeiro e o acendeu na guimba, ainda em brasa e pediu outra dose de pinga.

O português se aproximou com o copinho, mas não o entregou.

Jair, estendendo a mão, disse com voz segura:

- Vamos, portuga, passe-me o trago que te pagarei hoje o que te devo.

Severino pareceu querer falar algo, mas calou-se e estendeu o copo que, de uma só vez, foi bebido. Depois, Jair meteu a mão no bolso, à procura de algo. Seu olhar revelou surpresa. Procurou no outro bolso. A cara de espanto cresceu. Voltou ao primeiro bolso e metendo a mão no buraco deu um suspiro e disse:

- Acho que perdi o dinheiro. Olha o buraco.

O português sorria ironicamente e pensou dizer:

"Procura no chão do balcão, pois o buraco é fresquinho, de agorinha mesmo. Vender fiado até posso vender, mas engolir conversa fiada por três vezes é mais do que posso aceitar."

No entanto olhou bem nos olhos de Jair, fazendo-o ver que sabia que estava mentindo e disse:

-Paga o que me deves até sexta feira ou não voltarei mais a servir-te.

Jair sabia que Severino cumpriria o que prometera. Agora sua preocupação seria como arranjar o dinheiro da dívida. Mas isso seria preocupação para o dia seguinte.