HERÓIS! SERÁ?
Valéria Vanda de Xavier Nunes
 
 

Há uns dias atrás, recebi através de um e-mail - desses que chegam aos montes em nossa caixa de correio eletrônico - uma mensagem que falava sobre a maneira como Pedro Bial sempre se refere aos "Brothers" do famoso programa BBB da Rede Globo chamando-os de "Meus Heróis". Aquela mensagem me levou a pensar no quanto esta referência está completamente fora do contexto em que se encontram os "famosos brothers" da casa do BBB versão 2007.

Fico pensando aqui com os meus botões, o porquê de Pedro Bial chamá-los assim. Heróis? Será que eles são chamados de heróis por que passam o dia todo no bem bom, sem baterem um prego numa barra de sabão? Ou será que é por passarem todo o dia se divertindo com o que há de melhor em termos de lazer, sendo premiados com boas comidas, boas bebidas, lindas roupas, festas quase todos os dias, presentes, altas farras, piscinas, academias e tudo que há de bom. Será que é tudo isso que faz deles "heróis"?

Sei não caro leitor, mas, o conceito que tenho de herói e que talvez seja o seu também, é completamente diferente do conceito do apresentador do BBB, pois, para mim "Heróis", com letra maiúscula sim, são todos os professores desse imenso país que têm que trabalhar muitas vezes em três turnos para receberem um salário compatível com as suas necessidades mais urgentes. Tendo que dar aulas para uma maioria de alunos malcriados, rebeldes, que não querem nada da vida, que não se respeitam, que perderam a noção do que seja disciplina e respeito pelo professor, chegando muitas vezes a humilhá-los diante de todos e que não estão nem um pouco preocupados com o aprender para se tornarem gente.

Heróis para mim, são todos os médicos voluntários que deixam tudo para traz e vão para lugares distantes como a África e para países em guerra, com a missão única de salvar vidas. Heróis são os médicos que trabalham em hospitais públicos de um país que não está nem aí para dar condições de tratamento digno para a população. Heróis para mim, são todos os assalariados que trabalham incansavelmente por um salário de miséria, enquanto os grandes escalões sobem os seus próprios salários como e quando querem. Heróis para mim são todos os que de uma maneira ou de outra lutam para tirar crianças e jovens do mundo da marginalização e das drogas. Heróis são todos os que precisam passar horas e até mesmo dias em filas do INSS para marcar uma consulta médica; para conseguir uma vaga numa escola sucateada, ou num concurso para um emprego público.

Esses sim, podem e devem ser chamados de heróis.

Para sair bem na foto, seria bom que o apresentador desse programa,desse primeiro uma olhada no dicionário antes de se chamar os componentes desse "Reality Show" de heróis, pois, definitivamente, esta é uma palavra que na minha opinião não se encaixa no perfil dos BBBs.