Tema 181 - Farrapo Humano
BIOGRAFIA
UM HOMEM E SUA DOR
Adão Jorge dos Santos

Um dia destes caminhava despreocupadamente por uma das tantas ruas da minha bela Porto Alegre quando um mendigo parou na minha frente e me pediu uma esmola. Eu já me preparava para disser o tradicional e educado , não tenho, quando ele começou a falar.

_Desculpe cidadão se interrompo o seu trajeto .,mas o motivo é nobre e o senhor certamente irá compreender meu inusitado pedido.

Olhei paro o homem postado na minha frente e tentei realmente entender o que estava acontecendo. O sujeito parecia um mendigo destes que andam vagando pelas ruas sem ter eira nem beira. Seu aspecto era horrível, barbudo e todo escabelado com roupas imundas , não poderia esperar nada dele, a não ser o pedido de - tem um trocado ai tio?

O linguajar peculiar dele me chamou a atenção para o fato de que ele poderia ter uma certa cultura, como eu era apreciador da boa Lingua Portuguesa, detive os meus passos para escutar o que aquela pobre criatura tinha a dizer.


_ Estou a deriva nesta terra em busca de paz de espirito , veja o senhor , eu era um homem feliz ao lado da mulher mais linda deste mundo. Éramos um casal perfeito, todos tinham inveja do nosso amor e da bela vida que levávamos. Acredite o senhor que nada no mundo perturbava nosso relacionamento , nada havia que pudesse abalar a nossa vida , então sucedeu um fato que mudou a nossa vida para sempre. Não sei o que passou pela minha cabeça naquela fatídica hora em que eu quis dizer adeus pra ela. Eu queria apenas ver qual seria a reação dela, queria descobrir se ela choraria, ou se sentiria a minha falta, quis testar a sua emoção, queria mesmo era ter a certeza de que eu era o homem da vida dela......mas veja o senhor como a gente não deve brincar com os sentimentos das pessoa que se ama, eu não tive tempo de saber o que ela pensava, foi ela, aquela ingrata quem me deu adeus primeiro.

Neste momento perguntei, já totalmente envolvido na historia, o que tu fizeste na hora em que ela foi embora homem de Deus?

_Quando ela me disse adeus, só Deus sabe o que sofri naquela hora, Mas eu não gritei, não pedi pra ela ficar, não havia o que fazer, Assim que ela saiu a saudade dela entrou e ocupou todos os espaços fora e dentro de mim, então, quando a porta nos separou, eu fechei os olhos e finalmente chorei.....

O homem sofria tanto que a sua dor podia ser sentida ao seu redor, devo, por descargo de consciência, admitir que me comovi com o relato dele e que percebi que o que ele queria na verdade era apenas contar a alguém o quanto sofria, e que a esmola que eu dei para ele foi apenas um pouco de atenção. O infeliz agradeceu por eu ter lhe escutado e num segundo desapareceu no meio da multidão. Eu continuei o meu caminho pensando na vida triste daquele pobre homem apaixonado que perdera o amor da sua vida.

Protegido de acordo com a Lei dos Direitos Autorais - Não reproduza o texto acima sem a expressa autorização do autor