Atualização 185 - Tema Livre
BIOGRAFIA
QUERO SER UMA BARATA
Djanira Luz

Volta e meia aparece alguém fazendo esta pergunta. Na maioria das vezes, são meus queridos amigos espíritas... "Se não fosse humana, qual animal gostaria de ser?". Uma tartaruga seguramente era a resposta. Admiro a tartaruga pela passividade que representa e pelo fato da longevidade. Aquele dito faz jus à figura da tartaruga - "Devagar se vai ao longe...".

Mas, hoje já não almejo ser um animal, opto por um inseto. O mundo mudou e também meu pensamento. Quero ser uma barata! A barata se encaixa melhor no perfil atual dos acontecimentos que me cercam. Barata sobrevive a bomba atômica, se adapta aos inseticidas, baraticidas e tudo quanto "ticidas". Ela é astuta e perspicaz! Já tentou matar uma barata com sapato ou sandália Havaiana ou marca similar? Reparou que ela procura logo um cantinho para se esconder? Sabe por quê? Porque no cantinho fica difícil eliminá-la com qualquer sapato. Só mesmo com um daquele modelo Luiz XV. Dia desses estive numa sapataria para comprar um modelo bico fino, para presente. O vendedor pediu para um novo funcionário buscar, como ele pareceu não saber que modelo que eu procurava, o vendedor experiente disse para o rapazinho: "- Aquele tipo mata barata". Quem inventou esse termo, "sapato bico fino para matar barata", estava certíssimo!

Bem, retornando para minha opção preferencial pela barata... Ser uma barata atualmente é de grande valia, pois desta forma eu posso sobreviver às bombas tipo "Bush" e "Lula". Posso ainda sobreviver às bombas passadas, as minas esquecidas como "Collor", "Figueiredo", entre outros. Isso talvez seja ainda mais perigoso do que a bomba que temos nas mãos, que está sendo manuseada atualmente. É perigoso pisar numa bomba esquecida, um passo em falso, ela vem à tona e detona com toda sua fúria... Nossa! Pensar neles, meu Deus, chego até sentir saudade do Sarney!

Como uma barata que resiste aos inseticidas, eu ficaria resistente a determinados programas televisivos, certos tipos de músicas, pessoas rudes, grosseiras, mal-educadas... Com o sangue frio como o da barata, ele me faria ficar imune a certas coisas que como mulher, sou humanamente impossível de tolerar. Além da vantagem de não ficar nem aí para as crises mundiais, com preocupações com quedas de bolsas de valores, crises financeiras do país, enchentes, terremotos, maremotos, desabamentos, desabrigados, alagados... Ufa! Haja sangue de barata nas veias para suportar tantas intempéries! Garanto que como barata, teria fios brancos e rugas a menos...

Barata é ousada e persistente! Entra em nossa casa por menor que seja a brecha. Você pode contratar o serviço de dedetização com os mais modernos inseticidas. Elas até desaparecem por um curto espaço de tempo. Depois retornam mais resistentes.

Diante das lições que aprendi mesmo de um simples inseto como a barata, no próximo ano também vou ser mais firme e mais resistente em tudo quanto fizer. Nada irá me deter! Por menor que seja a brecha, lá estarei para conquistar o que desejo e também para tentar melhorar o mundo ao meu redor. Posso até ser repudiada, levar umas "sapatadas" pela cara a fora. Podem mesmo tentar me eliminar; aí eu até dou um tempo, me afasto. Mas, volto depois mais obstinada!

Da barata só não desejo ter a casca dura. Quero conquistar sendo amável e gentil. Pretendo conquistar antes pela paz e doçura e não ser fingida como a barata que morde e assopra...

E você, diz aí... Qual animal ou inseto você seria? "La Cucaracha también"?

Protegido de acordo com a Lei dos Direitos Autorais - Não reproduza o texto acima sem a expressa autorização do autor