Tema 196 - FALANDO SÉRIO
Índice de autores
SÓ POR DEUS
Osvaldo Luiz Pastorelli

Para Roberta

Falando sério. Acha que vou me desesperar só porque o metrô esta super lotado? Só por Deus. Você não me conhece. Acha que vou correr alucinado para não perder a hora? Olha sei que o mundo está uma merda e o Brasil já se estrepou a mais de quinhentos anos, e eu sou culpado? Só por Deus. A única culpa que posso ter é nascer nessa lama de ladrões aproveitadores dos pobres coitados cidadãos civilizados. Sim, claro, tenho bronca e sempre terei bronca das in justiças, das falcatruas, das ladroeiras, do desamor que a cada minuto avança cada vez mais, dos assassinatos sem que se punam os culpados, claro que tenho, mas o que há de se fazer se o povo é conivente com tudo isso. Cadê o carismático para conduzir o povo. Além do que, o povo é o próprio culpado disso tudo. Só por Deus.

Não sou culpado e, muito menos, egoísta, se tivesse o poder carismático de conduzir essa cambada de mongóis, te garanto que uma greve geral, em todos os sentidos, teria promovido. Bom, não tenho nove dedos, mas talvez chegasse à presidente o que, seria impossível, não sou analfabeto. Só por Deus.

Falando sério. Meu quinhão de vida já está se extinguindo. Pouco mais ainda tenho de caminhada. Seria bom se este pouco mais de caminhada fosse cheio de luz, calma, paz e compreensão e, por que não, encontrasse um novo amor. Putz! Só por Deus.

Falando sério. Acha que vou me deprimir porque o sol está cada vez mais forte, se as geleiras estão rapidamente descongelando, se o desmatamento da Amazônia está incontrolável, se o povo não sabe votar, se as favelas aumentam por vadiagem, se os políticos pensam somente em si próprios, se... Ah! Há tanto "se" nessa imundície de vida. Só por Deus.

Falando sério mesmo. Sou um rapaz latino americano, sem dinheiro no bolso, sem lenço e sem documento, sentado no trono do meu apartamento, com a boca escancarada cheia de dentes só esperando a morte chegar.

Protegido de acordo com a Lei dos Direitos Autorais - Não reproduza o texto acima sem a expressa autorização do autor