Tema 198 - PORTEIRA FECHADA
Índice de autores
DE PORTEIRAS FECHADAS E MENTES ABERTAS
Lia Abreu Falcão

De fonte credível, esta carta-suicida de um filólogo ante a aprovação, pelo Congresso Nacional e Acadêmicos de plantão, do novo acordo ortográfico entre os países lusofônicos, que considerou, particularmente, "um genocídio fono-lingüístico sem precedentes e sem os ungüentos dos antigos tremas". Segue-se.

"Minha última refeição será tranqüila: carne exangüe em sopa de letrinhas, com bastante tremas nos hiatos átonos. Lingüiças toscanas, com certeza e um bom homógrafo, ao ponto, com circunflexo diferencial para fazer salivar até os gramáticos que ainda me lêem. Sílabas tônicas, estupidamente geladas. Para finalizar, três brindes: à brasilidade da nossa Língua e seus acentos diferenciais gostosos feito balas de côco; ao bom uso desta e ao freqüente cio de seus amantes; à morte lépida e fagueira - jamais sóbria - dos poetas, nefelibatas e homens de boa vontade dessa terra onde Camões continuará a ser um ótimo poeta, mas jamais será lido como 'óptimo' outra vez. Tenho dito. José da Silva Souza Müller".

Feito isto, disse a fonte fiável, ele para (do verbo parar) ante a Academia Brasileira de Letras e tranquilamente (sem trema) onde andava o nosso presidente (sem pê maiúsculo) da república (com acento) puxa do gatilho e, sem porques (sem circunflexo) PÔU!!!

Protegido de acordo com a Lei dos Direitos Autorais - Não reproduza o texto acima sem a expressa autorização do autor