Tema 028 - MEIA PALAVRA
BIOGRAFIA
ENTENDIMENTO
Fernando Zocca
Cheguei a Brasília logo depois da renúncia. Não a do chefe do Executivo, mas a do Presidente do Senado. Tomei posse e fui esclarecido de meu papel ali no Ministério.

Pelas minhas mãos passavam muitíssimas informações e também o mais importante: o dinheiro tinha no seu fluxo a minha função. Você me entende?

Ele passava por mim assim como passam as batatas do Mac Donald's pelo cozinheiro antes de serem consumidas.

Bem, naquele tempo eu estava realmente estressado. Acabara de ser acuado pelos membros de uma Seita Maligna. Minhas contas estavam todas vencendo. E de repente, não mais que de repente, num átimo de tempo, surge-me pela porta adentro aquela pasta 007 com dois milhões e meio de dólares.

Providenciei a documentação toda e candidamente serenei os ânimos do mensageiro. Cada documento foi devidamente colocado no seu respectivo lugar.

Quanto ao numerário, achei ingenuamente que se fosse ocupar por algum tempo os espaços vazios de minhas contas bancárias não haveria tanta ou tamanha complicação.

Comprei apartamentos, carros importados, roupas de marca renomadas e até um aviãozinho bimotor a jato, por preço compatível com a dívida do seu vendedor. Entende?

E as mulheres? Ah, as mulheres! Eu andava assim numa secura danada, carente, numa abstinência abrasiva de beleza e calor.

Bom, houve a satisfação de todas as necessidades. Pude incorporar de champanhe Francês e caviar pela manhã em Paris a Spaguetti ao sugo à noite em Roma.

E naquele ano, vá vendo, ainda por cima o Corinthians tornou-se campeão Paulista. Era só alegria.

Mas eis que chega a roda viva. Os contratempos, as insatisfações e novamente o tédio. Entende?

Bastavam poucas palavras, aliás, meias palavras para me enfadar e me encher de aporrinhação. Aí me bateu o arrependimento, entende? Percebi que não tinha propensão para a maldade ou malignidade. Estava no inferno. A pisada na bola tinha sido constrangedora. Pagava eu agora pelo meu erro. Era desconfortável. Meu objetivo então logo depois foi o de encontrar uma forma com a qual poderia reparar todos aqueles danos causados.

Apesar das espetadas que recebia do jornal local pude me concentrar e conceber uma estratégia de dar a cada um o que era seu. Nem mais nem menos. Nem muito grande nem muito pequeno, nem muito grosso e nem muito fino. Você entende?

Protegido de acordo com a Lei dos Direitos Autorais - Não reproduza o texto acima sem a expressa autorização do autor